Neste final de semana ocorreu em São Paulo o Diversão Offline, um baita evento de RPG e jogos analógicos. Nele, a Galápagos Jogos apresentou algumas novidades bastante interessantes a respeito da vindoura linha do Dungeons & Dragons 5ª Edição para o Brasil.
Felizmente, nossos amigos do Blog Joga o D20 e do canal do Youtube Rei Grifo (e se você não acompanha eles, eu realmente recomendo que o faça) acompanharam as novidades e nos informaram. Segundo a palestra da Galápagos, o cronograma de lançamentos será mais ou menos assim:
Segundo semestre de 2019:
- Kit Introdutório – tradução do Starter Set
- Escudo do Mestre – ainda não foi divulgado qual versão do escudo do mestre que será lançada, a minha aposta é que será o primeiro mesmo, com a ilustração dos aventureiros contra o dragão caolho.
- Os três básicos – Eles deverão ser lançados com o nome em inglês e um subtítulo em português (ex: Player’s Handbook – O Livro do Jogador) por conta de uma diretriz imposta pela Gale Force 9.
Segundo o tradutor do Dungeons & Dragons 5ª Edição, Pérsio Sposito, a previsão é que todos os lançamentos acima sejam feitos juntos.
Lançamentos Posteriores:
- A Maldição de Strahd – tradução de The Curse of Strahd, talvez a aventura mais celebrada desta nova edição
- Guia do Aventureiro para a Costa da Espada – tradução do Sword Coast Adventurer’s Guide

Possível capa e contracapa da Maldição de Strahd, a primeira campanha prevista para o D&D 5e no Brasil. Foto: Blog Joga o D20
Então? O que acham da ordem de lançamentos prevista para o Brasil? Eu achei a decisão bem legal, só sinto que seria legal jogar a Rise of Tiamat antes da Maldição de Strahd, para termos primeiro uma campanha mais “padrão”. Mas aí é mera preferência minha. E a sua preferência? Qual seria?