Sábios no Twitter | O “Retomar o Fôlego” do Guerreiro só pode ser usado em combate?

Pergunta e resposta no Twitter com os designers do D&D a respeito do uso da característica de Guerreiro “Retomar o Fôlego”.

@corymacdonald | Pergunta rápida: Retomar o Fôlego, do Guerreiro, é só usável em combate?

@mikemearls | Nope. Pode ser usado a qualquer momento.

Fonte: SageAdvice.eu | Fighter “Second Wind”. Usable combat only?

Sábios no Twitter | Um mago pode se queimar com Mãos Flamejantes?

Pergunta e respostas no Twitter com os designers do D&D a respeito dos usos da magia Mãos Flamejantes.

@seanbonney: Um mago poderia se queimar com Mãos Flamejantes? Suas mãos claramente não são afetadas, mas e seus pés?

Nope. O ponto de origem da magia não está na mesma área. O mago precisaria querer se queimar.

Mike Mearls, 04 de Julho de 2014

Fonte: SageAdvice.euCan a wizard Burning Hands himself?

Sábios no Twitter | O dano do truque é determinado pelo nível na classe ou o nível total do personagem?

Pergunta e respostas no Twitter com os designers do D&D a respeito do dano causado pelos truques (magias de nível 0) e como eles interagem com os níveis de quem o conjura.

@TinyConstruct: Amo o LdJ. Com relação aos truques: um conjurador que fez multiclasse determina o dano deles levando em conta seu nível de classe ou o nível total do personagem?

Um personagem com multiclasse usa seu nível de personagem para determinar o dano de um truque.

Jeremy E. Crawford, 23 de Agosto de 2014

Fonte: SageAdvice.euWith cantrips, does a multiclass caster use their character or class level for determining damage?

Sábios no Twitter | O meio-orc pode usar ataques selvagens com ataques desarmados?

Algumas perguntas e respostas no Twitter com os designers do D&D a respeito do uso da característica de raça do meio-orc Ataques Selvagens para melhorar seus ataques desarmados.

Um Meio-Orc Monge poderia usar a característica Ataques Selvagens com seus ataques desarmados ou com a Rajada de Golpes? Ou com armas improvisadas? Obrigado! Grazie 🙂

Sim, isso não daria problemas.

Mike Mearls (@mikemearls), 20 de Agosto de 2014

Fonte: SageAdvice.euCan Half-Orc Monk use Savage Attacks trait with his unarmed strikes or Flurry?

Sábios no Twitter | A Versatilidade do Bardo serve pra Iniciativa?

Algumas perguntas e respostas no Twitter com os designers do D&D a respeito do uso da característica de classe do bardo Versatilidade para melhorar as rolagens de iniciativa.

A característica Versatilidade, do Bardo, afeta a iniciativa? PS: Parabéns pelo lançamento espetacular!

Sim, Versatilidade pode ser usado na iniciativa, já que é um teste de Destreza.

Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 21 de Agosto de 2014

E quanto aos testes de habilidade dos testes de resistência, se você é um Bardo? Versatilidade também se aplica?

Versatilidade só se aplica a testes de habilidade, não nos testes de resistência ou rolagens de ataque.

Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 24 de Setembro de 2014

Então, ele também se aplica a testes de concentração.

Não. Versatilidade beneficia testes de habilidade, não testes de resistência.

Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 10 de Abril de 2015

Fonte: SageAdvice.eu | Is the bard’s Jack of All Trades feature intended to apply to initiative?

Sábios no Twitter | Magia acelerada e magias por rodada

Algumas perguntas e respostas no Twitter com os designers do D&D a respeito do uso da característica de classe do feiticeiro Magia Acelerada e a possibilidade de conjurar mais de uma magia por rodada.

img_0541Magia Acelerada permite que um feiticeiro conjure duas magias normais por rodada ou a segunda magia precisa necessariamente ser um truque, como é dito na página 202 do Livro do Jogador?

Uma magia afetada por Magia Acelerada segue as regras normais de uma magia como ação bônus (PHB, pg. 202).

— Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 15 de Novembro de 2014

Ok. Então isso significa que a segunda magia deve ser sempre um truque, ou pode ser uma magia com nível acelerada?

Magia Acelerada transforma uma magia de 1 ação de qualquer nível em uma ação bônus. Quer conjurar outra magia? Veja “Ações Bônus” (PHB, pg 202).

— Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 15 de Maio de 2017

Então, só truques para a segunda magia?

Sim.

— Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 15 de Maio de 2017

Fonte: SageAdvice.eu | Does metamagic Quickened Spell allow a sorcerer to cast 2 regular spells a round?

Sábios no Twitter | Ferramentas de ladrão e proficiência

Algumas perguntas e respostas no Twitter com os designers do D&D a respeito do uso de ferramentas de ladrão e a necessidade de ter proficiência com elas.

Poderiam me esclarecer a respeito das Ferramentas de Ladrão e abrir fechaduras? É preciso ter as ferramentas? Você precisa ter proficiência?

Qualquer um pode usar as ferramentas, o bônus de proficiência é adicionado caso seja proficiente. Sem ferramentas, o mestre pode dizer que você não pode fazer o teste ou que tem uma desvantagem nele.

— Mike Mearls (@mikemearls), 14 de Novembro de 2014

A seção “portas trancadas” da página 103 do Guia do Mestre afirma que você deve ter as ferramentas E proficiência para abrir uma fechadura. Isso é um erro de digitação ou o específico se sobrepõe ao contexto geral?

O específico ganha do geral.

— Jeremy Crawford (@JeremyECrawford), 28 de Novembro de 2017

Então, qualquer um pode usar ferramentas de ladrão, mas você precisa ser proficiente para poder abrir uma fechadura? E um baú trancado? Desarmar armadilhas?

Qualquer um pode tentar. Proficiência só significa um bônus a ser adicionado, a menos que a fechadura/armadilha/mestre expressamente diga o contrário.

— Mike Mearls (@mikemearls), 29 de Novembro de 2017

Fonte: SageAdvice.eu | Could I get some clarity on Thieves Tools and lockpicking. Do you need the tools? Do you need proficiency?